Vamos despertar o Leão Africano.

terça-feira, 25 de março de 2008

Aprendendo sobre Unção.

Aprendendo Sobre a Unção


(*) Pr. Marco César Jatobá

A Unção é um elemento divino de separação de alguém para uma determinada missão. A unção transmite a habilidade divina para o cumprimento da missão confiada. A unção traz um elemento de mudança de posição do ser.

O Espírito Santo é a unção, e ela já habita em você que é nascido de novo. Quem deve lhe controlar é a unção. Como? Você orando, estudando, meditando e praticando a palavra de Deus.

Definindo a unção: No que concerne ao oficio, poderíamos dizer que a unção é o ato de Deus separar uma pessoa para uma determinada função, investindo-a de autoridade para ocupar a posição e habilitando-se para seu exercício. A Unção, portanto, fala de posição, habilidade e identidade. Deus investe, capacita e transforma.

Quando uma pessoa era ungida, a primeira conseqüência era a mudança de identidade. Ela deixava de ser o que era, a fim de se tornar aquilo para o que estava sendo ungida: Profeta, Rei ou Sacerdote. Em segundo lugar, vinha a habilidade divina sobre ela para a execução da tarefa.

O Agente da unção: Antes que Jesus consumasse Sua obra de redenção na cruz do calvário, Ele fez uma assombrosa promessa: “E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” (João 14.16-17). Quão maravilhosa promessa!

Na Nova Aliança, todos os discípulos seriam privilegiados, recebendo o Espírito Santo, não apenas sobre eles, mas dentro deles. Ocorreram dois fatos após a ressurreição de Cristo - o Ungido - que ilustraram as três referidas facetas da unção: Separação, habilidade e identidade.

Primeiro, no cenáculo: “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, Eu também vos envio”. E havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebe o Espiríto Santo” (João 20:21-22). Os discípulos se tornaram os primeiros da família de Deus, a serem recriados no espírito, pelo poder regenerador do Espírito Santo. Nasceram de novo, foram separados do mundo e ocuparam uma nova posição. Assumem uma nova identidade: São feitos “filhos de Deus”.

Segundo, Cinqüenta dias depois, o Espírito Santo é derramado, conforme o relato de Atos dos Apóstolos, capitulo 2: “ Todos ficaram cheios do Espírito”.

Este era o cumprimento da promessa de Jesus: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8). Desta vez, os discípulos receberam a habilidade divina para o cumprimento da missão. O Espírito Santo é o agente da unção divina.

Ele ungiu a Jesus, ungiu os apóstolos e continua a liberar a Sua unção. Se no Antigo Testamento, o óleo era o símbolo de que o Espírito Santo era derramado e vinha sobre o ungido. Hoje, após a obra da redenção efetuada por Jesus, o próprio Espírito é o agente, o veículo do Pai, através do qual a unção é derramada.

A Abrangência da Unção: Por causa de Cristo, todos os crentes da Nova Aliança são chamados a receberem a unção que separa para Deus, gera uma nova identidade em Cristo e confere uma habilidade condizente com esta nova posição.

Existem três tipos de unção:

1- A Unção individual (I João 2.20,27 / II Corintios 1.21,22 / João 14.16,17

2- A Unção dos dons ministeriais (I Corintios 12.28 / Romanos 12.6-8 / Atos 21.8 / Efésios 4.11 / Atos 8.57)

3- A Unção Coletiva (II Crônicas 5.11-14 / Atos 2.46,47 / Atos 4.23,24 / Atos 16).

* Pastor da IEVV de Esperança, PB. Professor do Rhema Brasil.

Um comentário:

PIB Tamandaré-PR disse...

Graça e Paz!

Queridos, conheci o pastor Marcos Cesar em 1997...Hoje O Espírito Santo me trouxe a sua lembrança e estou orando por ele...porcurei-o na rede e encontrei esse texto dele...vcs tem contato com ele?

No amor de Cristo,

Jonas
MSN ou e-mail: jonasmaranata@hotmail.com