Vamos despertar o Leão Africano.

terça-feira, 25 de março de 2008

Por que levantamos as mãos na adoração?

Eliezer Rodrigues (*)

"Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade".
1 Timóteo 2:8

Levantar mãos santas é um símbolo ou ato da verdadeira adoração na Nova Aliança. Durante muitos anos, eu levantei minhas mãos no momento da adoração. Mas, fazia sem a revelação ou sem o conhecimento real deste ato.

Eu as levantava porque observava outras pessoas fazerem. Então me perguntei: "Por que eu levanto minhas mãos na adoração?". "Por que as pessoas estão levantando suas mãos na adoração?"

A partir deste ponto, comecei uma grande busca na Palavra de Deus a respeito deste assunto. E para minha grande surpresa e decepção, vi o quanto perdi nos momentos de adoração, por causa da ausência do pleno conhecimento da Verdade.

Um dia, quando eu estava estudando a respeito da adoração na Nova Aliança, o Espírito do Senhor falou ao meu coração: "Você sabe o que significa "religiosidade"?" Naquele tempo eu realmente não sabia a definição plena desta palavra. Mas o Senhor me ensinou dizendo: "religiosidade é tudo aquilo que fazem no meu nome ou para mim, repetidas vezes, sem revelação, propósito ou conhecimento".

Isto está de acordo com Oséias 4:6 "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento". Tudo que fazemos para o Senhor, sem saber o porquê de estarmos fazendo, é religiosidade.

Podemos observar, em 1 Timóteo 2.8, Paulo exortando a Igreja de Cristo a orar em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade. É interessante que a palavra oração aqui neste texto, não está apenas no contexto de "pedir". Mas, principalmente, ela se refere a adoração. A verdadeira adoração é o nível mais alto da oração.

O que é oração? Oração é comunhão. É um tempo de intimidade com Deus. É um diálogo reverente entre Deus e o homem. E o que é Adoração? É tudo o que oração é, com muito mais profundidade.

Levantar as mãos na adoração é semelhante a uma criança diante do Pai, querendo o seu colo e o seu amor.

Quando meus filhos chegavam diante mim, às vezes nem falavam nada, mas apenas levantavam as mãos em minha direção. Daí, eu entendia que elas queriam meu amor e comunhão.

Assim é conosco e o nosso Pai. Quando estamos diante dEle na adoração e levantamos nossas mãos, percebemos Sua graça e Seu amor nos envolvendo.


* Pastor da IEVV em São Paulo SP

Nenhum comentário: