Vamos despertar o Leão Africano.

terça-feira, 25 de março de 2008

A Presença de Deus


A Presença de Deus


(*) Pr. Eliezer Rodrigues


Quando pensarmos sobre a presença de Deus, devemos entender que pela ótica Bíblica, ela possui dois aspectos. O primeiro é: A presença “HABITADORA” de Deus. O segundo: A presença “MANIFESTA” de Deus.

Por que a Nova Aliança é superior a Antiga Aliança? Há muitas mudanças na qual podemos apresentar. Dentre elas, Uma nova maneira de entender a presença de Deus e de adorá-Lo.
No Antigo Testamento, a presença de Deus era representada por uma caixa feita de madeira acácia, a melhor madeira que existia coberta de ouro puro na qual se chamava de “A Arca da Aliança”: “Também farão uma arca de madeira de acácia... De ouro puro a cobrirás; por dentro e por fora a cobrirás... Ali, virei a ti” (Êxodo 25:10-11 e 22)
Deus também deu uma ordem a Moisés para construir um Tabernáculo ou Santuário onde, no Santo dos Santos a arca habitaria a Arca da Aliança. Isto representa a presença de Deus “HABITADORA”.
Não podemos esquecer que, na Antiga Aliança, Deus não habitava DENTRO dos homens. Mas, somente os reis, sacerdotes e profetas tinham a unção de Deus SOBRE eles para desempenharem o serviço. Podemos observar em vários livros do Antigo Testamento a presença MANIFESTA de Deus atuando de uma forma poderosa. Porém, não vemos nada referente à presença “habitadora” de Deus DENTRO do homem.
Entretanto, na Nova Aliança, Jesus foi, e é, a porta para o novo nascimento (João 10:9). Quando nascemos de novo, nosso coração é recriado em Cristo Jesus. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas - tudo se fez novo.” (II Coríntios 5:17).

Na verdade, o maior desejo de Deus era que a Sua presença “habitadora” saísse dos templos feitos por mãos humanas e habitasse em templos vivos ou casas espirituais, criadas por Ele mesmo. Foi exatamente isto que aconteceu na Nova Aliança: Jesus Cristo, através da Sua morte e ressurreição, promoveu esta nova realidade.

“Nós o ouvimos declarar: Eu destruirei este santuário edificado por mãos humanas e, em três dias, construirei outro, NÃO POR MÃOS HUMANAS” (Marcos 14:58). Glória a Deus porque já aconteceu! Pedro também declara em sua carta: “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados CASA ESPIRITUAL para ser sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (I Pedro 2:5).

Hoje, na Nova Aliança, nós somos o santuário da presença “habitadora” de Deus vinte e quatro hora por dia. Deus habita em você! Por isso você nunca vai estar só em nenhum momento da sua vida. Veja o que Paulo, inspirado pelo Espírito de Deus, afirmou: “Não sabeis que SOIS SANTUÁRIO DE DEUS e que o Espírito de Deus HABITA EM VÓS?” (I Coríntios 3:16).


* Pastor da IEVV Belém - São Paulo, SP, músico e professor do Rhema Brasil

Nenhum comentário: