Vamos despertar o Leão Africano.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

4. A guerra invisível pela posse da sua mente



A guerra invisível pela posse da sua mente

Na guerra espiritual invisível por nossas mentes, veremos como o espírito do medo nos conduz diretamente para a incredulidade - e a incredulidade impede que as promessas de Deus sejam recebidas na nossa vida.
Estudando as operações de Satanás podemos perceber que todo medo está baseado no seu sucesso em plantar sementes de engano em nossas mentes (particularmente imaginações) e fazer com que venhamos a agir segundo elas.
Na Igreja hoje ouvimos falar muito a respeito da fé e viver a vida de fé, mas você sabe porque a maioria das pessoas não pode exercitar a verdadeira fé? Porque elas não têm suas mentes e imaginação sob controle.
Você sabe o que diz a Bíblia sobre a fé? Ela diz que "...a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11:1). Quando você espera por alguma coisa, sabe exatamente o que está esperando porque a retrata em sua mente. Aquilo que você visualiza na verdade modela aquilo em que se tornará! (Provérbios 23:7).
Assim, fé é a manifestação (ou a evidência) de qualquer que seja o retrato mental que você construiu em sua mente.
Ainda assim, muitos de vocês estão vivendo em tal estado de derrota em suas mentes, que não podem sequer imaginar que realmente sejam os vencedores que Deus declara que são! Vocês não con­seguem imaginar que têm vitória total sobre os medos dentro de vocês. Não podem nem mesmo imaginar como agiriam se fossem destemi­dos.
Vocês não têm o retrato mental sobre vocês mesmos que Deus quer que tenham, baseado na Sua Palavra. Ao invés de verem a si mesmos como novas criaturas em Cristo (confiando totalmente nEle para lhe dar poder para vencer), vocês apenas enxergam as coisas negativas que dominam sua velha natureza. Vocês estão possuídos pelo passado.
Com os olhos mentais, vocês vêem uma vida inteira de fracassos baseados em medos - medos que continuam aflorando em sua imagi­nação na medida em que se rendem a eles e se alimentam deles.
Eu não creio que exista alguém lendo este livro que nunca tenha sido atacada pelo medo em sua imaginação.
Por exemplo, desde a mais tenra idade somos programados pelo diabo a esperar (vermo-nos com) uma saúde precária na velhice. Em nossa imaginação simplesmente sabemos que terminaremos por ter artrite. A expectativa é que nossas juntas se tornem rígidas, nossas mentes confusas e nossa audição enfraqueça.
As pessoas estão constantemente repetindo para mim: "Esta enfermidade ocorre em minha família. Meu pai sofreu deste mal du­rante toda a vida, e agora eu o adquiri. Sempre soube que o teria."
De onde eles tiram uma imaginação desta natureza? Não do Espírito de Deus! Eles todos têm sido abastecidos pelo medo.
Eis porque o Espírito de Deus disse especificamente a Paulo que devemos nos levantar e expulsar toda a imaginação vã e ilícita que nos ataca (II Coríntios 10:5). Nossa imaginação é a primeira fortaleza que devemos trazer sob controle se quisermos derrotar totalmente o medo.
Você sabia que a maior parte das pessoas que comete adultério o imagina em primeiro lugar? O pecado primeiro começa com um pen­samento na nossa imaginação.
O mesmo ocorre com o medo. O medo primeiramente começa com um pensamento do inimigo. Se deixarmos de repreende-lo, de repente nos veremos sendo governados por ele.
Para ilustrar esta afirmação, vamos ver um típico exemplo de como isto está operando na Igreja.
Imagine que você se reuniu a uma nova congregação e está ávido por começar a participar dos seus estudos bíblicos das noites das quartas-feiras. Porém, quando a primeira noite de quarta-feira se aproxi­ma, o tempo se apresenta frio e chuvoso.
O espírito do medo espicaça a sua mente e diz: "É melhor que você não saia esta noite. O tempo está horrível e você acabará ficando doente."
Você aceita este pensamento e o estimula com a sua imaginação: "Está certo", você diz a si mesmo. "Eu sempre fico doente quando saio com um tempo destes. Se eu apanhar um resfriado desta vez, sei que terei uma pneumonia. É melhor fazer o que é mais seguro e ficar em casa somente esta vez."
Portanto, você age sobre a semente de medo lançada pelo inimi­go e fica em casa. Certo, você não apanha um resfriado, mas algo perigoso e enganoso aconteceu.
Você agora está convencido que permaneceu com saúde, não por­que Deus o tem protegido, e sim porque se manteve em casa, longe da chuva!
Na quarta-feira seguinte, o tempo continua gelado e chuvoso, e assim você fica em casa novamente - infrutífero para Deus, porque está encerrado no medo de apanhar um resfriado.
Você começou a formar o hábito de obedecer ao medo em lugar de obedecer a Deus!
Como o apóstolo Pedro nos alerta, "...de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo." (II Pedro 2:19),
Você se tornou escravo do medo. Então, um dia, alguém diz a você que seria muito mais agradável a Deus se você agisse em fé e fosse àquele estudo bíblico - com chuva ou sem chuva.
Mas agora você tem medo até mesmo de dirigir na chuva. Satanás avançou para o próximo estágio a fim de induzi-lo à escravidão, porque agora você não consegue nem mais crer que Deus olhará por você.
Disto podemos ver que todo o medo é o primeiro passo para a descrença.
É revoltante perceber como isto segue o mesmo processo que Satanás foi bem sucedido em infundir nas mentes dos filhos de Israel - a mesma tática que provocou o fracasso deles em entrar na Terra Prometida por Deus.
Vejamos o que aconteceu.
No livro de Números, lemos como, depois de anos vagueando pelo deserto, os filhos de Israel chegaram finalmente à entrada da Terra Prometida. Tudo o que eles tinham que fazer era crer na Pala­vra de Deus, confiar nEle e avançar.
Entretanto, eles decidiram enviar 12 espiões para o território, a fim de checar as coisas primeiro. O que aconteceu?
Dez dos 12 espiões desobedeceram a Deus, tirando os seus olho dEle e de Suas promessas, e, ao contrário, os focalizando sobre os inimigos.
Vendo isto, Satanás imediatamente pôs-se a trabalhar em suas mentes. Quando os dez se levantaram para fazer o seu relatório ao povo, o espírito do medo já tinha assumido controle total sobre a sua imaginação.
Em lugar de expressar fé em Deus, eles apenas conseguiram se rebelar em descrença e lamúrias:

"...A terra, pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos no meio dela são homens de grande estatura. Tam­bém vimos ali gigantes... e éramos aos nosso olhos como gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos." (Números 13:32-33 - NKJ).

Disto aprendemos uma importante lição. O objetivo final de Satanás não é meramente mantê-lo no cativeiro do medo, e sim aca­lentar você num estado de incredulidade, através do medo. E a incredulidade sempre conduz à rebelião contra a Palavra de Deus!
Lembre-se de que, embora Satanás tivesse obtido sucesso ao instilar o medo nas mentes dos filhos de Israel, Deus não os baniu da Terra Prometida por suas imaginações terem se tornado incontroláveis.
O que realmente martelou os pregos que cerraram os seus ataúdes, foi o fato de, após terem sido subjugados pelo medo, "...não puderam entrar por causa da sua incredulidade." (Hebreus 3:19).
Neste exato momento, eu rogo que você tome consciência de que os seus "pequenos medos" são muito mais perigosos em termos de alcance do que você poderia pensar. Ao final, cada um deles conduzi­rá à incredulidade e a uma perigosa negação de Deus e Sua Palavra, o que é considerado (aos Seus olhos) como rebelião.
Por favor, rogo que você enfrente esta questão hoje: "Quem tem o controle dos meus pensamentos e minha imaginação - Satanás ou Deus?"

"Dos anseios e sonhos daquele que nos tirou das trevas e nos transportou para o reino da sua maravilhosa lúz.

"Teu cooperador no evangelho.

Alexander Konig Kibeiro

Unidos pela evangelizaçao mundial.

Nenhum comentário: