Vamos despertar o Leão Africano.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

REDIMIDOS da Miséria, da Enfermidade e da Morte



Redenção da Maldição da Miséria...por Kenneth E. Hagin
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos pela fé o Espírito prometido... E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão, e herdeiros segundo a promessa.
Gálatas 3.13,14,29.
Cristo nos resgatou da maldição da lei!
Qual é a maldição da lei? A única maneira de descobrir é voltar à lei. A expressão "a lei", conforme é achada no Novo Testamento, usualmente se refere ao Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia. Quando voltamos a esses livros — à Lei — descobrimos que a maldição, ou o castigo, da quebra da lei de Deus é tríplice: a miséria, a enfermidade e a segunda morte.

Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.
1 Timóteo 4.8

Algumas pessoas gostariam de nos levar a crer que não possuímos nenhuma promessa, nesta vida, de nenhuma bênção, quer espiritual, quer material, mas este versículo declara enfaticamente que temos.
De conformidade de Deuteronômio 28.15-17, 38-40, a maldição da miséria viria sobre os filhos de Deus se Lhe desobedecessem.
Era uma maldição que lhes sobreviria porque se deixassem de observar todos os Seus mandamentos e Seus estatutos, estariam privados de Sua proteção.
Paulo disse, escrevendo à igreja em Filipos:

"E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades" (Fp. 4.19).

Todas as suas necessidades incluem as necessidades financeiras, materiais, e as demais. Na realidade, nesse capitulo, Paulo está falando a respeito das coisas financeiras e materiais.
O próprio Jesus disse: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6.33). Estas coisas que serão acrescentadas são coisas materiais da vida — algo para comer, roupas para usar e assim por diante.
Algumas pessoas parecem ter a idéia de que se alguém é crente em Deus, cristão, ê uma marca de humildade — uma marca de espiritualidade - viver em pobreza e não possuir nada.
Acham que devem passar peia vida com chapéu furado, com as solas dos sapatos furadas, com o assento da calça totalmente gasto - sobrevivendo à duras penas.
Mas não foi assim que falou Jesus. Ele disse: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Não disse: "Vos serão tiradas. Ele disse que vos serão acrescentadas! Louvado seja Deus!

Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.

Perguntemos, em primeiro lugar, o seguinte: Essa é a verdade?
Cristo falou a verdade, ou estava mentindo? Eu creio que é a verdade, e você? Note, agora, que Ele disse: "vos medirão".
É claro que Deus está por detrás de tudo isso, mas Ele disse: "vos medirão".
Lembro-me que um amigo me perguntou há algum tempo: "Irmão Hagin, você prega às vezes com base em Lucas 6.38?"
"Ora", respondi, "tenho usado esse versículo. Não sei se já o usei como tema de um sermão, mas citei-o várias vezes durante minhas pregações".
Meu amigo respondeu: "Acontece que recentemente veio um pastor para nossa igreja, que pregou durante uma quinzena de reavivamento, e referiu-se a este texto bíblico todas as noites.
Certa noite, pregou um sermão inteiro a respeito. Sabe de uma coisa? Nunca pensei muito a respeito deste versículo, a não ser quando ele lhe deu muita ênfase. Então, no último culto da conferência de reavivamento, depois de nosso pastor ter levantado uma oferta para ele, o evangelista disse: "Minha gente, o Espírito Santo me pressionou para levantar uma oferta para esta igreja, para instalar um sistema de ar-condicionado.
Este meu amigo, que ensinava à Classe Bíblica dos Homens, com cerca de 100 membros, continuou descrevendo aquele culto da última noite.
"O evangelista disse à congregação de cerca de 1.800 pessoas:
"Quero obter estes US$ 10.000 nesta noite! A soma parece grande, eu sei, e vocês têm feito ofertas durante essas conferências, mas quero lançar-lhes um desafio".
Voltou a ler diante de nós aquele texto que mencionara todas as coisas: "Dai, e dar-se-vos-á".
"Ele disse, então: Não quero que ninguém dê uma soma que tenha condições de dar. Dêem aquilo que vocês não tem condições de dar. Se vocês acharem que têm possibilidades de contribuir com US$ 50, mas não US$ 100, ofereçam US$ 100. Quem acha que tem condições de dar US$ 500, mas não US$ 1.000, ofereça US$ 1.000. É aí que está a bênção e essa é a pura verdade."
"Acrescentou, em seguida: "Vou colocar a minha Bíblia aqui na mesa em frente, e quero que vocês venham colocar seu dinheiro em cima desse versículo das Escrituras e digam: "Querido Senhor, estou agindo segundo a Tua Palavra". Orarei por vocês de modo especial, mas sei que Deus vai recompensá-los. Funcionará para você. E se não funcionar, eu cuidarei para vocês receberem o dinheiro de volta, e não haverá mais comentários".
O professor da Escola Dominical disse: "Irmão Hagin, havia vários homens de negócios na minha classe. Dois deles tinham conversado comigo antes, pedindo minhas orações porque os seus negócios estavam indo à falência. Disseram que se Deus não fizesse alguma coisa dentro de 30 dias, teriam de encerrar tudo".
Continuou: "Irmão Hagin, sou testemunha ocular do seguinte: um desses homens colocou US$ 500 naquela oferta, e o outro deu US$ 250. Realmente, era dinheiro emprestado, mas dentro de 30 dias os dois negociantes estavam sem mais dívidas! Deus os abençoou além de todas as medidas".
Em Malaquias 3.10, o Senhor falou essas palavras: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós benção sem medida".
Na realidade, nem sequer fazemos uma oferta antes de primeiramente termos pago os nossos dízimos.
Certa pessoa me disse: "Irmão Hagin, pagar dízimos é coisa exclusivamente do Antigo Testamento. É apenas segundo a Lei Mosaica. Você não sabia disto?"
Eu teria horror de exibir minha ignorância da Bíblia com uma declaração dessas. Abraão pagava dízimos 500 anos antes de a Lei ter sido dada a Moisés. Jacó pagava dízimos 250 anos antes da Lei.
"Sim", disse alguém, "mas não há nenhum texto no Novo Testamento a respeito do pagamento de dízimos".
Tais pessoas deveriam aprender a ler. Veja Hebreus 7.8. O que se pode dizer a respeito? Está no Novo Testamento, não está?

"Aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive".

O versículo se refere a Cristo.
A Bênção de Abraão É Nossa.
Quase todas as vezes que a gente obtém alguma coisa boa da Palavra de Deus, ou a promessa de alguma coisa boa, e um versículo bíblico em que se pode firmar, alguém aparece e diz: "Isto é somente para os judeus. Não é para nós hoje".
Quero que você saiba que a bênção de Abraão pertence a nós. Não pertence apenas aos descendentes físicos de Abraão, pertence a nós!
Lembre-se daquilo que disse o texto fundamental desse capitulo?

"Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios", em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos pela fé o Espírito prometido" (Gl 3.14,29).

A bênção de Abraão é nossa! Não há mais ninguém que possa tirá-la de nós. Aqueles que duvidam, os incrédulos, os desmancha prazeres, e os varejistas das dúvidas não a poderão tirar de nós. A bênção de Abraão é minha — a bênção de Abraão pertence a você — em Jesus Cristo! Aleluia!
A bênção de Abraão era tríplice. A primeira coisa que Deus prometeu a Abraão foi que iria enriquecê-lo.
"Você quer dizer que Deus vai enriquecer todos nós?" Sim, é isto que quero dizer.
"Você quer dizer que Ele vai fazer de nós todos milionários?"
Não, não falei assim.
Mas vai nos tornar ricos. Talvez você não compreenda o que significa a palavra "rico". O dicionário diz que significa "um suprimento completo", ou "provisões abundantes". Louvado seja Deus, há amplos suprimentos em Cristo!
Certa vez, comprei um carro novo, mas não rendia muitos quilômetros por litro de gasolina — nem chegava a 6 km. por litro em estrada aberta. Justamente aquele modelo tinha uma reputação por economizar gasolina, de modo que foi necessário regular o motor, colocar novas velas e um novo condensador, e ajustar o carburador.
Enquanto eu observava, o mecânico me disse: "Pregador, há uma coisa errada aqui. Não sei por que assim fizeram, mas neste carro mudaram o carburador. Há um ajuste dentro, e não somente fora. Pode ser ajustado para "rico" ou "magro". Nesse caso, é fixado em "rico". É para dar um suprimento pleno ao motor".
Deus não prometeu que teríamos um suprimento magro, mas um suprimento rico. Recebemos provisões abundantes! Louvado seja Deus por todo o sempre!
Realizei uma série de conferência de reavivamento há vários anos, numa pequena cidade de Nova Jérsei, para o Pastor A. A. Swift da Igreja Pentecostal da Trindade. Naquela ocasião, ele tinha 70 anos de idade. Eu ainda não pregava até chegar perto do assunto, e passava por cima dele. Sabia que a minha mensagem era certa, mas nenhuma outra pessoa estava pregando que Deus nos redimiu da maldição da miséria, de modo que não sabia se deveria tomar posição aberta na questão, ou não.
Sabendo que o Irmão Swift era um homem de Deus, um dos líderes mais antigos do movimento pentecostal e considerado um dos mais notáveis ensinadores bíblicos do Evangelho Pleno, conversei com ele a respeito de alguns desses versículos bíblicos.
"Irmão Hagin, você tem toda a razão", ele disse. "Você deve pregar assim por onde quer que vá. Deus prometeu deixar ricos todos nós".
Ele disse, então: "Vou contar-lhe como descobri. Recebi o Espírito Santo em 1908, e em 1911 minha esposa e eu fomos para a china como missionários. (Foi naqueles velhos tempos antes de existir uma organização do Evangelho Pleno ou um círculo pentecostal).
"Nasci e fui criado em Londres, fui para o Canadá e depois para os Estados Unidos. Tinha, pois algumas conexões na Inglaterra, e uma missão ali nos sustentava Recebíamos US$ 1.236 por ano, um sustento de US$ 103 por mês. E passamos a maior parte de 1911 na China como missionários.
"Mas cada vez que ia orar — tinha um lugar secreto para onde me dirigia para orar a sós — o Espírito Santo lidava com meu coração e me dizia: "Faça o seu pedido de demissão. Se esta organização soubesse que você crê no falar noutras línguas, não o sustentaria, pois estas pessoas não acreditam que falar noutras línguas é a evidência do batismo no Espírito Santo. Você se calou a respeito, que é quase a mesma coisa que obter dinheiro por fraude. Você não tem liberdade de pregar aquilo que a Bíblia ensina. Secretamente, talvez você transmita a mensagem a algumas poucas pessoas, mas se você aparecer pregando abertamente tal mensagem, será o fim. Eu quero que você pregue a verdade integral".
"Senhor, o que devo fazer?" O Irmão Swift finalmente perguntou ao Senhor. "Se eu fizer isto, minha esposa e meus filhos ficarão abandonados aqui na China sem sustento. Já seria difícil viver nos Estados Unidos sem sustento em 1912 e muito mais na China, o que devo fazer?"
Deus lhe respondeu: "Quero que você devolva a eles este posto missionário. Não seria justo você furtá-lo deles. [E não seria mesmo]. Passe para outro lugar e comece um trabalho novo".
"Senhor, é mesmo para começar um trabalho novo na China sem ninguém para sustentá-lo?"
"É assim que quero que você faça".
"Senhor, não agüentaremos".
"Você não sabe que prometi deixar você rico?"
O Irmão Swift respondeu: "Se assim for, não sabia a respeito. Mas certamente ficaria satisfeito em sabê-lo".
Então o Espírito do Senhor perguntou: "Você já leu Gálatas 3.13,14 onde está escrito que Cristo o resgatou da maldição da lei, fazendo-Se Ele mesmo maldição em seu lugar, para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, ou seja: a você? A primeira coisa que prometi a Abraão foi que o enriqueceria".
Quando o Irmão Swift me contou isso, disse: "Então as coisas começaram a ficar claras para mim. Peguei a minha Bíblia e a li — e, sem dúvida alguma, lá estava esta verdade! Remeti meu pedido de demissão e passei para outro lugar, onde dei início a uma obra nova. Durante os seis primeiros meses, foi difícil".
Não pense que não haverá provações. Mas o fato de surgirem tarefas, de acumularem provações, e de parecer que a coisa não está funcionando não significa que a promessa não é verdadeira.
Veja bem: Deus nem sempre acerta as contas ao chegar o fim do serviço da semana, nem sempre paga no começo de cada mês. Mas quero dizer-lhe que Deus realmente acerta todos os pagamentos mais cedo ou mais tarde. Mais dia, menos dia, vem o dia do pagamento!
Murtas pessoas acham que escaparam impunes com seus pecados por saírem ilesas durante uma semana, sem cair o juízo sobre elas. Escapam impunes por uma quinzena, sem cair em juíza Continuam pecando durante um mês ou mais, sem serem castigados. Começam a sentir-se aliviadas, mais à vontade.
"Ora, parece que consegui fazer aquilo impunemente". Mas quero dizer-lhe: o acerto das contas vem, mais cedo ou mais tarde.
"Durante os seis primeiros meses daquele ano", o Irmão Swift me disse, "parecia que minha esposa e eu e nossos dois filhos pequenos morreriam de fome na China, tendo sido cortado o nosso sustento da Inglaterra, e não havia ninguém na América do Norte para nos enviar ajuda. O que fizemos?
"Bem, mantive a calma, com mansidão e quietude — não orei muito, mas simplesmente relembrava a Deus aquilo que Sua Palavra dizia. Eu sabia que Ele faria algo a respeito.
"Quando o ano chegou ao fim, e verifiquei as contas, Deus me tinha dado US$ 3.750 — dólares norte-americanos!"
Em 1912, US$ 3.750 era como ter US$ 15.000 ou mais hoje.
Antes, seu sustento era US$ 1.236 por ano. Mas nesse ano recebeu três vezes mais. Deus prometera que o enriqueceria. Louvado seja Deus para sempre!
Sabem, amigos, a maioria entre nós não passa pobreza por termos honrado a Deus — mas por O termos desonrado. (Já lhes ofereci trechos bíblicos para comprovar o fato).
Alguém disse: "Muito bem! Mas, Irmão Hagin, tenho medo de dinheiro".
"Por quê?" perguntei.
"A Bíblia diz que o dinheiro é raiz de todos os males."
A Bíblia realmente não diz isto. A Bíblia diz: "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males" (1 Tm 6.10). Você pode ser culpado deste pecado e não possuir um tostão. Não é pecado possuir dinheiro, é pecado deixar o dinheiro possuir você.
Se o dinheiro passa a ter domínio do homem, este entrou em pecado. Um homem pode chegar a amar tanto o dinheiro que o pega por onde quer que vá, de todas as maneiras. Se lhe cortarem as mãos, ele o pegará com os dedos dos pés. Se lhe cortarem os dedos dos pés, ele apanhará o dinheiro entre os dentes, lhe extraírem os dentes, o apanhará entre as gengivas. Se este espírito está nele, obterá o dinheiro de qualquer forma. O dinheiro é seu senhor.
A Bíblia diz que a prata e o ouro são de Deus (Ag 2.8). A Bíblia diz que as alimárias aos milhares sobre as montanhas são dEle (Sl 50.10). Por que mesmo Deus colocou aqui todas essas coisas? Certamente não as colocou para o benefício do diabo e da sua turma! Se assim o fizesse, Ele amaria os filhos do diabo mais do que Ele ama Seus próprios filhos.
Isto seria como o caso de algum homem que deixa seus filhos passarem fome e que não paga o aluguel, ao passo que atravessa a rua para pagar o aluguel de outra mulher e alimentar os filhos de outra mulher. Deus não ama o diabo mais do que ama a nós. Não é esta a verdade?
Alguém disse: "Irmão, acho que sou outro Jó".
O que você quer dizer com ser outro Jó? Louvado seja Deus, se você é o Jó de Deus, você receberá sua cura. Jó foi curado.
Algumas pessoas pensam: "Pobre do Jó — passou a vida inteira com enfermidades, sofrimentos e aflições".
Pois bem! O Livro de Jó inteiro aconteceu dentro de um período de nove meses. Se Jó veio a sofrer outra doença depois, nada sabemos a respeito. A Bíblia não diz que alguma doença voltou. E se ele tivesse chegado a sofrer outra enfermidade, a Bíblia teria registrado o fato.
Deus curou o seu corpo! Deus lhe deu outros 10 filhos. Deus lhe deu em dobro tudo quanto possuía no início: duas vezes mais camelos, duas vezes mais ovelhas, duas vezes mais bois, e duas vezes mais jumentas. E Jó viveu mais 140 anos. Viveu para ver os filhos dos seus filhos, até à quarta geração. Glória a Deus! É assim que Deus faz as coisas. Se é errado ser próspero, Deus errou ao fazer tudo isto.

Provérbio 19.17
Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu beneficio.

Sempre há aqueles na sociedade humana que passam infortúnios.
Deus nos tem abençoado e prosperado, e não quer que sejamos mesquinhos. Ele quer que ajudemos nosso próximo, e foi por isso que Deus disse: "Quem se compadece do pobre ao SENHOR empresta". Se o Senhor viesse a você hoje e dissesse: "Preciso de US$ 100", você o emprestaria a Ele? Ou se um dos seus irmãos fosse até você, procurando uma soma semelhante, você o emprestaria a ele se pudesse?
"Quem se compadece do pobre ao SENHOR empresta", é o que a Bíblia diz. E Deus disse: "Eu lhe pagarei". Creio que Ele pagará; e você? Não acredito que mentiu a respeito.
Exatamente como Ele vai pagar? Não sei, mas acho que podemos obter uma idéia disto de Lucas 5.4-7, onde Cristo tomou emprestado o barco de Simão Pedro. Retribuiu Pedro com uma pesca suficientemente grande para carregar dois barcos. Uma coisa é certa: Com o Senhor não há nada de pão-durismo!
Quero que as pessoas saibam que estou do lado de Deus. Estou do lado das bênçãos. Vou aproveitar aquilo que me pertence em Cristo. E quero que você tome uma posição. Você sabe agora qual é a bênção. Aleluia!

Nenhum comentário: