Vamos despertar o Leão Africano.

terça-feira, 24 de março de 2009

E.W.KENYON A Realidade da Redenção



Category: Books
Genre: History
Author: E. W. Kenyon

Redenção tem sido uma palavra teológica [que tem estado] nas mentes da maioria dos crentes.

Nós conhecemos a palavra grega. Nós conhecíamos seu significado literal, mas nós não conhecíamos o novo significado que o Pai colocou nesta palavra. Muitas das palavras gregas usadas no grego clássico têm agora um novo e mais rico significado na Revelação Paulina, e assim nós vamos estudar a Redenção, talvez, a partir de um ângulo novo. Nós começaremos com Romanos 3:21: "Mas agora a justiça de Deus sem a lei é manifestada, sendo testemunhada pela lei e pelos profetas" (v. King James).

Lembre-se de que a palavra chave para a carta aos Romanos é “Justiça”, ou “a habilidade para estar na presença do Pai sem qualquer sentimento de culpa ou inferioridade” – permaneça lá sem condenação ou sem o sentimento da consciência de pecado.



A Razão
Isso não poderia acontecer enquanto nós estivéssemos debaixo do domínio do inimigo. Não poderia acontecer enquanto a natureza daquele inimigo estivesse em nossos espíritos; portanto, teria que vir uma Redenção [que nos libertasse] da natureza de Satanás e uma Redenção [que nos libertasse] do medo de Satanás e das suas obras.

Dessa forma, o Espírito, através do Apóstolo, fala-nos que uma Justiça de Deus foi descoberta, que veio à luz, e que aquela Justiça vem ao homem pela fé em Jesus Cristo, e essa Justiça pertence a todos aqueles que reconhecem a Cristo como Salvador e O confessam como seu Senhor. Eles são livremente justificados nos domínios da graça, pela Redenção que Deus operou em Cristo.

Aquela Redenção está baseada no fato de Deus ter colocado em Jesus nossos pecados e enfermidades – no fato de que "Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez se tornar pecado, para que n’Ele nós pudéssemos nos tornar a Justiça de Deus" (v. King James).


A Realidade da Redenção (cont.)
Ele Aniquilou O Pecado
Ele não só se tornou Aquele que carregou nossos pecados, mas também Deus aceitou Seu sacrifício substituto em nosso favor. Ele foi entregue por causa das nossas transgressões, pois Deus O fez pecado com nossos pecados. Ele ressuscitou dos mortos porque Ele tinha aniquilado o pecado; Ele tinha satisfeito as reivindicações da Justiça.

Depois daquilo Ele foi vivificado no espírito, ou seja, recriado. Ele foi o primogênito dentre os mortos. Depois daquilo, Ele foi declarado Justo e fez uma Nova Criação pela vida de Deus a Ele dada. Então, Ele se encontrou com o Adversário em seu próprio reino e despojou-lhe a autoridade, e tomou dele o domínio que ele tinha sobre o mundo. Quando Jesus ressurgiu dos mortos, Ele o fez não apenas porque venceu Satanás. Era como se nós, individualmente, tivéssemos sido os vencedores, como se nós tivéssemos estado lá naquela região escura e tivéssemos vencido Satanás, tomado-lhe a autoridade e ressurgido dos mortos. Então Cristo ressurgiu dos mortos e a Redenção se tornou um fato resolvido, um assunto encerrado.

Agora você pode compreender Efésios 1:7: "no qual temos a Redenção, pelo Seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da Sua graça, que Deus abundantemente derramou sobre nós em toda a sabedoria e prudência".

Em Quem Nós Temos
Note cuidadosamente: "Em Quem nós temos". Isso significa que, em Cristo, nós temos (presente do indicativo) nossa Redenção [que nos deixa] fora da mão do inimigo, assim, Satanás não tem nenhum domínio sobre nós. Nós temos nossa Redenção do pecado [nós fomos redimidos do pecado] e de seu julgamento. "O pecado não dominará sobre nós; porque nós entramos no reino da graça pelo Novo Nascimento" (Romanos 6:14, vigésima tradução do Século). Colossenses 1:13,14: "Ele nos libertou da autoridade das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor; em Quem nós temos nossa Redenção; a remissão dos nossos pecados" (v. King James).

Note, com muita cautela, que nós fomos libertos da autoridade de Satanás. Ele não tem nenhum domínio sobre nós. Não deixe a opinião dos teólogos afastar a realidade deste fato. Você está Redimido. Satanás não tem mais nenhum direito de reinar sobre ti, assim como o Faraó do Egito não tinha o direito de, na Palestina, reinar sobre o Israel liberto. Nós fomos libertos da autoridade de Satanás, e nós fomos transportados para o reino do Filho do Seu amor. Todo o nosso ser está agora em Cristo, o Filho do Seu amor, em Quem nós temos nossa Redenção. Essa Redenção é nossa da mesma maneira que é seu o dinheiro que você tem em sua carteira, o qual você honestamente ganhou. Agora esta Redenção do domínio de Satanás é um fato ocorrido no presente do indicativo, para que agora você tenha esta Redenção.

Uma Eterna Redenção
Hebreus 9:11,12: "Quando, porém, veio Cristo como Sumo Sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo Seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido Eterna Redenção".
No décimo capítulo [de Hebreus] é dito que Ele não só obteve para nós uma Eterna Redenção, mas também que Ele se sentou à Destra da Majestade nas Alturas. Ele levou o Seu sangue para dentro do Santo dos Santos, e nossa Redenção foi selada. Nossa Redenção passou pelo crivo do Supremo Tribunal do Universo e este Tribunal declarou que todos aqueles que aceitaram a Jesus como Salvador e O confessaram como Senhor poderiam entrar na Família de Deus e ser livres da condenação.
Satanás está derrotado eternamente. Aquela Redenção é uma Eterna Redenção. Deus a operou em Seu Filho. Aquele Filho satisfez as reivindicações da Justiça. Aquele Filho está sentado na posição de Cabeça da Nova Criação à Destra do Pai, e a Nova Criação está livre do domínio de Satanás. Cristo é o Cabeça. Você desfrutará dos seus direitos nesta Redenção quando você conhecer a realidade desta Redenção.


Hebreus 9:15: "E, por esta causa, Ele é o Mediador de uma Nova Aliança, para que, intervindo uma morte para a Redenção da transgressão que estava sob a Primeira Aliança, aqueles que têm sido chamados possam receber a promessa da eterna herança" (v. King James).
É muito importante que nós saibamos que a morte de Cristo naquela Cruz e o Seu sacrifício substituto não só supriram nossas necessidades, mas também tomaram de volta e cancelaram todas as notas promissórias daquela Primeira Aliança, de forma que todo homem, que acreditou no sangue de touros e bodes e estava coberto por aquele sangue, foi perfeitamente redimido pelo sangue de Jesus levado para dentro do Santo dos Santos. Eles foram redimidos como servos; nós somos redimidos como filhos.
Hebreus 9:26: "agora, porém, ao se cumprirem os tempos (ou onde os tempos se encontram) [Ele] se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado".
Enquanto qualquer indivíduo tiver [ou considerar] a sua Redenção como uma teoria ou como uma doutrina, isso não lhe trará nenhum senso da realidade, mas, no momento que ele olha para o alto e diz: "Pai, eu Te agradeço pela minha perfeita Redenção, a qual me garante que este meu corpo não está mais debaixo do domínio de Satanás, que minha mente e sentimentos não mais estão a ser dominados pelo Adversário; Eu sou livre, e por Tua graça eu não serei novamente submetido ao jugo de escravidão" – então ela [tua Redenção] se torna real.

A Nova Criação

Enquanto o Cristianismo era para mim simples perdão dos pecados com uma justificação teológica, não havia em tal concepção nenhum senso da realidade; mas quando eu soube que Jesus foi recriado e quando leio: "Tu és Meu Filho, Eu, hoje, Te gerei", eu sei que Deus O ressuscitou dentre os mortos para que jamais voltasse à corrupção (Atos 13:33-35).
Colossenses 1:18: "Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as cousas ter a primazia".
Veja bem, Jesus, com nosso pecado, foi feito pecado. Ele se tornou nosso substituto. Nós morremos com Ele. Nós fomos sepultados com Ele. Nós fomos julgados com Ele. Ele foi para o lugar para o qual nós deveríamos ter ido, e Ele lá sofreu até que fossem cumpridas as reivindicações da justiça que eram contrárias a nós, até que todas as reivindicações fossem satisfeitas. Então a sepultura não mais O pôde segurar.
I Pedro 3:18 declara que Ele foi vivificado no espírito, quer dizer, não do Espírito Santo, mas Seu próprio espírito; porque Ele tinha morrido no espírito e Seu corpo tinha se tornado mortal, portanto, Ele teve que ser vivificado.
I Timóteo 3:16 declara que Ele foi justificado em espírito. Agora nós entendemos o Milagre da Sua substituição, pois, quando Ele foi recriado, nós, na mente da Justiça, [também] fomos recriados.
Efésios 2:10: "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas".
Aquela Nova Criação teve lugar assim como teve lugar a Redenção. Nossa Nova Criação se tornou um fato na mente da Justiça no momento em que Ele foi vivificado no espírito.

Então, antes que Ele ressuscitasse dentre os mortos, Ele, como nosso Substituto, venceu Satanás. Depois que Satanás foi vencido, sua autoridade quebrada, Jesus ressuscitou dentre os mortos e bradou a Seus discípulos, "Saúdo-vos a todos [Paz seja convosco]". Então Ele disse a Maria: "Não me toques, porque eu ainda não subi para o Pai: Mas vai até Meus irmãos, e dize-lhes: Eu subo para Meu Pai e vosso Pai; para Meu Deus e vosso Deus" (v. King James). Nisto nós temos o trabalho substituto de Deus em Cristo de fazer o homem natural uma Nova Criação.
Agora nós compreendemos João 3:3-8. Jesus disse a Nicodemos: "se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". Ele indagou de Jesus: "Mas como pode ser isso?". Jesus respondeu: "Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus".
Água, sem dúvida alguma, significa a Palavra. Assim, se um homem é nascido da Palavra e do Espírito, ele entra no Reino de Deus.
Veja bem, a diferença entre o nascimento natural e o Novo Nascimento é que um deles é físico, e o outro, espiritual. É seu espírito humano que é recriado.
Agora você volta para II Coríntios 5:17, "portanto se qualquer homem está em Cristo, ele é uma Nova Criação, as coisas velhas já passaram [ou já morreram]; eis que se tornaram novas" (v. King James). Aqui está uma descrição da Nova Criação que é a nós desvelada em Romanos 6:1-16, onde nós temos o lado jurídico do Novo Nascimento.

O Lado Vital

Este homem que está em Cristo é uma Nova Criação, uma nova espécie. Ele recebeu em seu espírito a Natureza e a Vida de Deus. Quando isso aconteceu, a velha natureza, que o tinha dominado, faleceu, e uma Nova Natureza teve lugar. "E todas estas coisas são de Deus, o qual nos reconciliou consigo através de Cristo e nos tem dado este ministério da reconciliação para um mundo perdido" (II Coríntios 5:18 – v. King James).

Mas note cuidadosamente que este homem está em Cristo. Ele aceitou a Cristo como seu Salvador e O confessou como seu Senhor (Romanos 10:9-10). II Pedro 1:4 diz que Ele nos fez "participantes da Natureza Divina". I João 5:13: "Estas cousas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a Vida Eterna, a vós outros que credes em o Nome do Filho de Deus".
Você pode ver que a Nova Criação é trazida à existência pela Vida e Natureza de Deus, e esta Nova Criação está à espera de cada homem não-salvo. A obra foi aceita, foi consumada por Jesus quando Ele se sentou à direita do Pai. A obra não terminou na Cruz. Ela começou na Cruz, mas foi consumada quando o sangue foi aceito e quando Cristo se sentou [à destra do Pai].
É necessário que nós notemos Efésios 2:8,9: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie".
A Nova Criação não passa por nosso arrependimento, ou pela nossa rendição, ou pelo confessar de nossos pecados, mas vem pela graça pura e simples. Tudo que nós fazemos é aceitar este fato. Ela é nossa, é um dom fundamentado em termos jurídicos.
O que é graça? É amor desvelado [ou revelado] em nossa Redenção. É o coração faminto de Deus assumindo os pecados do homem; sim, assumindo a responsabilidade da criação do homem, agindo como se Ele fosse culpado de todo pecado que o homem cometeu.
Agora nós compreendemos Gálatas 6:15, "Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser Nova Criatura".
Nenhuma obra que o homem pudesse fazer teria algum valor. Por que? Porque todo homem estava espiritualmente morto, e as coisas boas que ele faria para a si mesmo se redimir seriam as obras de um homem espiritualmente morto.
Mas Deus entrou no Reino dos Sentimentos na pessoa de Seu Filho, e aquele Filho se torna pecado em nosso favor, assume tudo aquilo que o homem já tinha feito e que sempre foi, e satisfaz as reivindicações da justiça, satisfaz a necessidade do homem caído.

Então Ele se senta à Destra do Pai, e envia o Espírito Santo, O qual condena pela Palavra os homens, e os recria.

A Revelação da Graça

Ele deu a Paulo a Revelação da Sua Graça. Esta revelação é um desvelamento da terminada Obra de Cristo, a qual é consumada no Novo Nascimento.
Compreenda que todos os planos de Deus foram a nós desvelados na Primeira Aliança. Ele [o homem] está apontando para o grande evento, quando Deus, em bases jurídicas, puder dar a este homem Sua Própria Natureza e fazer d’Ele [do homem] uma Nova Criação. Você pode ver como o perdão de pecados não resolveria a situação, como a confirmação de uma criança por um sacerdote não poderia resolver a situação. É necessário que haja uma Nova Criação. Aquela criança tem que receber Vida Eterna, a Natureza de Deus, pois o homem natural está sem Deus. Ele está sem esperança, e Ele está no mundo. Ele é governado por Satanás.
É muito importante que nós entendamos a diferença entre perdão e a remissão dos pecados. Um homem recebe remissão dos pecados quando ele Nasce de Novo. Ele pode receber perdão dos pecados depois que Ele Nascer de Novo toda vez que [na freqüência em que] Ele pecar.
Lembre-se de I João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça".



Tags: e. w. kenyon

Um comentário:

Anônimo disse...

Graça e Paz, amado Irmão
Desejamos um 2010 cheio de paz, poder e provisão.

Gostaria de saber se é possível você nos enviar este livro A realidade da redenção.
Meus agradecimentos
Zenaide Marques Sousa
Missionaria en Chillán-Chile