Vamos despertar o Leão Africano.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

REDENÇÃO DA MALDIÇÃO DA MORTE



Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar, porque está escrito:

Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos pela fé o Espírito prometido... E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão, e herdeiros segundo a promessa.
Gálatas 3.13,14,29.
A primeira maldição que Deus disse que viria sobre o homem por causa da transgressão da Sua lei acha-se em Gênesis 2.17, onde Deus disse a Adão: "no dia em que dela comeres, certamente morrerás".
Adão e Eva tinham licença de comer o fruto de todas as árvores no Jardim do Éden, a não ser do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. A maldição da morte sobreviria a eles se desobedecessem a Deus. Genesis 3.22-24 nos diz que o homem desobedeceu a Deus, foi lançado fora do Jardim, e já não podia comer da árvore da vida. Tomou-se escravo do pecado e da morte.
A morte sempre tem sido um mistério para o homem. Não fazia parte da Criação nem do plano original de Deus. A Bíblia nos diz que até mesmo a morte física é inimiga de Deus e do homem. 1 Coríntios 15.26 nos diz que a morte física é a última inimiga que será subjugada.
Antes de podermos entender a morte, porém, devemos entender que o homem não é um ser físico. O homem é um espírito que possui uma alma e que habita num corpo (1 Ts 5,23).
Jesus disse a Nicodemos: "Importa-vos nascer de novo".
Nicodemos estava pensando de modo natural quando perguntou: "Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?"
Jesus explicou: "O que é nascido da carne ê carne; e o que é nascido do Espírito, é espírito" (João 3.4,6).
O Novo Nascimento é o renascimento do espírito humano.
O homem real é o espírito. O espírito opera através da alma: do intelecto, das sensibilidades e da vontade. E a alma opera através do corpo.
O "eu" real (seu espírito) e sua alma habitam num corpo físico.
Quando você morre fisicamente, seu espírito e sua alma deixam o corpo e vão para o lar eterno.
Em Lucas 16, Cristo nos contou a experiência do rico e de Lázaro:

Lucas 16.19-24
Ora, havia certo homem rico. que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e que todos os dias se regalava esplendidamente.
Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele, e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras.
Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão, morreu também o rico, e foi sepultado.
No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lazaro no seu seio.
Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! e manda a Lazaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Tanto Lázaro quanto o rico ainda estavam conscientes. O homem não fica morto como o animal, como algumas pessoas gostariam que acreditássemos. E não existe nenhum suposto "sono da alma".
Vários tipos de morte são aludidos na Bíblia, mas há três tipos com que precisamos nos familiarizar (1) a morte espiritual; (2) a morte física: (3) a morte eterna, ou a segunda morte, que é ser lançado no lago que arde com fogo e enxofre.
A morte espiritual é aquela que pega em nosso espírito ao invés de nosso corpo. A morte física é uma manifestação da morte espiritual. A segunda morte é o estado final e definitivo da morte, a morada dos espiritualmente mortos.
O homem é espiritualmente um filho do diabo, e participa da natureza do seu pai.
Isto explica por que o homem não pode ser salvo pela sua conduta nem pelas sua boas obras; precisa nascer de novo. Se o homem não fosse filho do diabo, poderia simplesmente agir da maneira certa e tudo estaria bem com ele. Mas, visto que é um filho do diabo, mesmo se procurar agir certo, não deixará de ir para o inferno ao morrer — ao lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte.
Por quê? O homem não pode ficar na presença de Deus do jeito que ele agora é, porque tem a natureza do seu pai, o diabo, dentro dele. O homem precisou ser salvo por meio de alguém que pagasse a penalidade dos seus pecados e lhe desse uma nova natureza.
Você pode pegar uma velha mula com as orelhas caídas e procurar transformá-la em cavalo de corrida, mas não terá sucesso.
Você pode lixar seus dentes, lustrar seus cascos, dar-lhe a melhor comida, levá-la pela pista de corrida todos os dias, e abrigá-la no melhor estábulo No dia da corrida, ao som do sinal da partida, ela nada mais fará do que dar passos longos e lentos pela pista afora, porque é mula. Não está nela — não está na sua natureza — ser cavalo de corrida.
Mas você pode pegar num cavalo de corrida, e mesmo sem você cuidar dele apropriadamente, ele parte correndo ao som do sinal! É sua natureza. Nasceu e foi criado para a corrida. Para a velha mula tornar-se em cavalo de corrida, teria de nascer de novo como cavalo de corrida, o que é impossível.
O homem, porém, que é um espírito que habita num corpo, pode nascer de novo! Sua natureza pode ser transformada! Ele pode ser feito nova criatura em Cristo Jesus!
Não importa o grau de cultura que um homem atinge, nem quanto dinheiro possui, nem quão religioso ele é — o mero homem não pode permanecer firme na presença de Deus, porque a sua natureza está errada.
O homem está perdido hoje, não por causa daquilo que faz, mas por, causa daquilo que ele ê. (O que ele faz é resultado daquilo que ele é). O homem precisa de vida da parte de Deus, porque está espiritualmente morto. Graças a Deus porque Cristo nos redimiu da morte espiritual!

João 5.26
Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.

O novo Homem, Jesus Cristo, não tinha nEle Nenhuma morte.
Ele não nasceu como nós nascemos. Ele não tinha em Si a natureza espiritual da morte — do diabo. Mesmo assim, Hebreus 2.9 diz que Ele provou a morte por todo homem. Tomou sobre Si a nossa natureza pecaminosa. Hebreus 9.26 diz que Ele "aniquilou pelo sacrifício de si mesmo o pecado" (não pecados). Tomou sobre Si nossa natureza pecaminosa, a natureza da morte espiritual, a fim de que tenhamos a vida eterna. Jesus disse: "O ladrão (o diabo) vem somente para roubar, matar, e destruir, eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10.10).
Ele disse, ainda: "Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" (João 5.24).
Jesus veio redimir-nos da morte espiritual. Adão foi banido da árvore da vida porque rejeitou a Palavra de Deus. Mas, segundo Apocalipse 2.7, todos aqueles que agora aceitam a Palavra de Deus e lhe obedecem são trazidos de volta à árvore da vida.
Esse Novo Nascimento não ocorre paulatinamente. É instantâneo!
É um dom de Deus, recebido no momento em que cremos.
Efésios 2.1 diz que os que estavam mortos nos seus delitos e pecados (é a morte espiritual) Ele vivificou — deu-lhes vida! Os vv. 8 e 9 nos contam como aconteceu:

Efésios 2.8,9
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

Não de obras. Isto fura o balão do ego! O homem quer fazer algo para salvar-se a si mesmo. Quer ter uma participação própria. Mas não pode. Simplesmente deve confessar seu desamparo e seu desespero. Deve confessar que é exatamente aquilo que a Bíblia diz — um pecador perdido. Em seguida, deve chegar-se e aceitar o dom da redenção que Cristo comprou para ele.

Romanos 8.14-16
Pois todos os que são guiados peio Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados, mas recebestes o espírito de adoração, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

Você já passou da morte espiritual para a vida espiritual? Deus é o seu Pai? Você pode levantar os olhos ao céu e dizer: "Deus Pai"? O Espírito dEle está dentro do seu espírito, testificando que você é filho de Deus? Você tem o Espírito Santo em seu espírito clamando: "Aba, Pai"?
Você tem todas essas coisas se já nasceu de novo.
Se ainda não nasceu de novo, aceite Cristo como seu Salvador hoje!

Nenhum comentário: