Vamos despertar o Leão Africano.

terça-feira, 24 de março de 2009

E.W.KENYON A ALIANÇA DE SANGUE PARTE 3



Category: Books
Genre: Religion & Spirituality
Author: E.W.KENYON

Capítulo 10

Um Estudo em Hebreus

O livro de Hebreus fala de contrastes vitais. Há o contraste entre Moisés e Jesus; entre Arão, o Sumo Sacerdote e Jesus o Novo Sumo Sacerdote; o contraste entre o sangue de novilhos e bodes e o sangue de Jesus. Não apenas um contraste entre sangues, mas de dois tabernáculos, um levantado por Moisés e um no céu. Neste último Jesus entra e se assenta como Sumo Sacerdote.
Seu lar é o Santo dos Santos.
O sacerdote na Antiga Aliança permanecia no Santo dos Santos apenas o tempo suficiente para fazer a expiação.
Heb. 9:2l-23, nos conta como o tabernáculo e todos os vasos eram limpos com sangue. “E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes.”
Um fato surpreendente, é que o pecado de Adão tenha tocado o próprio céu.
O versículo 24 diz: “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro porém no mesmo céu, para comparecer por nós perante a face de Deus".
Este é o clímax de tudo.
Isto nos mostra o contraste entre a consideração que Deus teve pelo sangue de Cristo e pelo sangue de novilhos e bodes.
Quando valorizamos o sangue de Cristo como Deus o valoriza, então não existe problema em nossas mentes com relação a nossa posição e a nosso relacionamento com Deus.
O sangue de novilhos e bodes sob a primeira Aliança apenas limpava ou santificava a carne, mas o sangue de Cristo é para limpar nossa consciência de obras mortas, assim pode estar sem condenação na presença do Deus Vivo.
Porque Deus aceitou o Sangue de Jesus quando Ele o levou Santo dos Santos celestial, por este ato Ele se tornou o Mediador da Nova Aliança.
1 Tm 2.5 diz: "Porque há um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem".
A razão pela qual o Homem precisa de um mediador, é porque ele perdeu sua posição, sua reputação para com Deus. Ele ficou sem nenhuma base, sem condição na qual ele pudesse se aproximar Dele.
O homem natural é em realidade um fora-da-lei.
Ef. 2:2 descreve sua condição sem Deus e sem esperança.
Jesus agora é o Mediador entre Deus e o homem caído.
O sangue de novilhos e bodes não tirava o pecado, apenas os cobria temporariamente, mas quando Cristo redimiu todos aqueles que um dia tinham confiado no sangue de novilhos e bodes.
Ele morreu pela Redenção dos transgressores que estavam debaixo da Primeira Aliança.
Os sacrifícios da Primeira Aliança, eram como uma nota promissória que Cristo pagou no Calvário.
Deus guardou a Sua Aliança com Israel quando mandou Seu Filho para se tornar pecado e colocou sobre Ele todos os pecados dos que estavam debaixo da primeira da Primeira Aliança, para que O aceitando como Salvador Israel pudesse entrar na redenção prometida. Ele tirou o pecado.
Este é o ensino central do livro de Hebreus.
Debaixo da Primeira Aliança o pecado era “coberto."
O melhor que os Israelitas podiam ter debaixo da Primeira Aliança era o fato de terem os pecados cobertos com sangue, a expiação. Lembre-se que a palavra expiação quer dizer cobrir.
Mas sob a Nova Aliança os nossos pecados não são cobertos eles são tirados remidos como se nunca tivessem existido. Heb 9:25-26 “Nem também para si mesmo oferecer muitas vezes como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio outra maneira necessário”.
De outra maneira necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo, mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. A expressão consumação dos séculos realmente significa duas eras se encontram.
O antigo método de contagem terminou na cruz e foi onde o novo tempo, uma nova era começou. Aquilo que estava entre o homem e Deus a transgressão de Adão Jesus tirou.
2 Cor. 5:21 "Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós."
Jesus resolveu o problema do pecado abrindo a possibilidade de Deus remir legalmente tudo o que cometemos contra Ele, dando-nos Vida Eterna e fazendo-nos novas criaturas.
2 Cor 5:17-18 “Assim que, se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo, e tudo isto provém de Deus que nos reconciliou por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação”.


Capítulo 11

Um único Sacrifício


A mudança da Aliança e a mudança do sacerdócio deixaram Israel quase sem esperança.
Sair do magnífico templo para pregar nas ruas debaixo de arvoredos em casa humildes era uma inovação que deixaria perplexo qualquer judeu.
O único sacrifício que Jesus fez pôs fim à imolação de animais e também ao ato de levar o sangue para o Santo dos Santos.
Foi o final do cobrir o pecado.
Ele tendo oferecido único sacrifício pelos pecados assentou-se para sempre a Mão direita da Majestade nas alturas.
Esta oferta “feita por uma vez” terminou com os bodes emissários que levavam os pecados.
Você precisa ler Levítico 16:1-22 cuidadosamente para compreender a cena do grande dia da Expiação e do Bode emissário.
Esse era o dia anual da humilhação e expiação pelos pecados da nação, quando o sumo sacerdote fazia a expiação pelo santuário, pelos sacerdotes, e pelo povo.
O sumo sacerdote deixava de lado seus ornamentos oficiais e primeiro fazia oferta pelo o seu próprio pecado, e pelo do sacerdócio entrando no Santo dos Santos com o sangue.
Em seguida tomava dois bodes pela nação. Um era imolado para Jeová e na cabeça do outro os pecados do povo eram tipicamente colocados. Ele era que levava os pecados da nação; e então era enviado ao deserto carregado de culpas.
Marcos 15:38 Nos conta a morte de Jesus e de como o véu do templo se rasgou entre o Lugar Santo e o Santo dos Santos, onde o sangue era levado e aspergido sobre o propiciatório.
Este fato marcou o fim do Santo dos Santos na terra.
Este era o começo de uma Nova Aliança no Seu Sangue.
Atos 20:28 nos fala que este era o sangue de Deus. Heb. 9:12 Ele levou este sangue divino para o Santo dos Santos no novo tabernáculo, não feito por mãos, nos céus. O qual Ele chamou de sacrifício feito uma única vez.


Capítulo 12

O Ministério Atual de Cristo


O Ministério Atual de Cristo tem sido negligenciado por muitos crentes. Muitos quando pensam que Ele deu Sua vida por nós, pensam apenas na Sua morte e ressurreição.
Não sabem que quando Ele se assentou a mão direita do Pai, começou a viver por nós de uma forma tão real quanto foi a de Sua morte, Ele não é mais o homem humilde da Galiléia. Não é mais o Filho feito pecado por nós, abandonado de Deus. Ele é o Senhor de tudo. Ele venceu Satanás, o pecado e a enfermidade. Ele venceu a morte. Tem toda autoridade no céu e na terra, Mat. 28:18. Podemos agir com destemor e ousadia sobre Sua Palavra porque Ele a garante. Ele é fiador da mesma.
Ele é o Fiador desta Nova Aliança, Heb. 7:22.

Jesus, nosso Sumo Sacerdote


O sumo sacerdote da Antiga Aliança era um tipo de Cristo, o Sumo Sacerdote da Nova Aliança.
Uma vez a cada ano o sumo sacerdote, atuando sob a Antiga Aliança entrava no tabernáculo na terra, com o sangue de novilhos e bodes para fazer uma expiação anual pelos pecados de Israel. Leia Heb. 9:25, 10:1-4.
Os sacerdotes estavam diariamente ministrando e oferecendo os mesmos sacrifícios pelos pecados de Israel. Heb. 10:11.
Cristo entrou no próprio céu com o Seu próprio sangue tendo obtido redenção eterna para nós.
Quando Deus aceitou o sangue de Jesus Cristo, isto quis dizer que, as exigências da justiça foram satisfeitas e que o homem poderia agora ser tirado legalmente da autoridade de Satanás e ser restaurado para comunhão consigo mesmo.
Pelo sacrifício de Si mesmo Cristo tirou o pecado.
Pelo sacrifício de Si mesmo Ele santificou o homem.
Santificar significa "colocar de lado por um propósito, separar.” Ele separou o homem do reino e da família de Satanás.
Quando Cristo encontrou Maria depois da ressurreição (Jo. 20:17) disse a ela: “Não me toques, porque ainda não subi ao Pai.”
Naquele momento Ele estava a caminho do Pai com Seu próprio sangue, a prova da penalidade que Ele havia pago.
Portanto não podia ser tocado por mãos humanas.
O ministério de Jesus como Sumo Sacerdote não terminou depois que levou Seu próprio sangue para o Santo Lugar, mas continua sendo o Ministro do Santuário. Heb. 8:2.
A palavra “santuário” no grego significa “coisas santas.”
Ele está ministrando nas coisas santas.”Estas coisas santas” são nossas orações e adoração.
Nem sempre sabemos como adorava Deus perfeitamente, mas Ele toma as nossas rudes petições e adoração, e as faz belas diante do Pai.
Cada oração, cada adoração é aceita pelo Pai quando apresentada em nome de Jesus.
Ele é um Sumo Sacerdote fiel e misericordioso, que pode ser sensibilizado pelas nossas dores e pelas nossas enfermidades, Heb 4:14-16.
Ele é Sumo Sacerdote para sempre, Heb. 6:19.

Nenhum comentário: