Vamos despertar o Leão Africano.

terça-feira, 24 de março de 2009

E.W.KENYON ALIANÇA DE SANGUE PARTE 5



Category: Books
Genre: Religion & Spirituality
Author: E.W.KENYON

Três Grandes Palavras

“Remissão”

Esta é uma das grandes palavras da Nova Aliança. Significa extirpar, eliminar algo como se nunca houvesse existido.
Quando um exército é disperso isto quer dizer que ele é cancelado, quitado, desfeito. Cessa de existir, é como se nunca houvesse existido.
A palavra “remissão” nunca é usada a não ser associada com o novo nascimento.
Depois que nos tornamos crentes temos nossos pecados perdoados com base no nosso relacionamento e intercessão de Cristo.
Quando chegamos a Ele como pecadores, e O recebemos como Salvador, e O confessamos como Senhor, então tudo o que fizemos no passado é eliminado.
No novo nascimento, tudo o que fomos no passado cessa de existir e uma nova criação toma o lugar da velha.
Seis ou oito vezes nas epístolas a palavra “remissão” é traduzida perdão.
Efésios 1:7 “... em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas.”
Leia também Col. 1:13-14, Lucas 24:27, Atos 2:38, 26:18, 10:43. A remissão dos nossos pecados fica em lugar do bode emissário na Primeira Aliança. Ele levava os pecados do povo de Israel uma vez por ano, enquanto o sangue os cobria como nação.
Por causa do sangue de Cristo, nossos pecados são remidos e nós somos recriados.

“Perdão”

Perdão é uma palavra que sugere relacionamento.
Falo agora sob o ponto de vista da Nova Aliança .
Quando um pecador aceita Cristo como Salvador, seu espírito é recriado e seus pecados remidos. Mas por ignorância ele continua tendo consciência do pecado.
Com base neste relacionamento de filho de Deus, e o ministério de Jesus a mão direita do Pai, o crente encontra-se seguro do perdão para qualquer pecado que cometa.
1 João 1 e 2 trata da grande questão do perdão.
Quando um filho de Deus comete pecado, ele quebra sua comunhão com o Pai.
Ele não quebra seu relacionamento, apenas a comunhão. Como marido e mulher quando destratam um ao outro. Isto destrói a comunhão do lar, mas pode ser restaurada pelo perdão.
Somos constituídos de tal forma que podemos perdoar.
A mesma verdade é aplicada entre o crente e o Pai. No momento que pecamos a nossa comunhão é quebrada com Ele, mas se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.
1 João 2:1-2 “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para quando não pequeis, e, se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”
Esta notável expressão “justo”, encerra dentro de si uma graça maravilhosa.

Expiação

A Primeira Aliança tinha a Lei, que nos chamamos de Lei Mosaica; o sacerdócio, os sacrifícios e as ordenanças.
Quando a Lei foi quebrada (e tinha de acontecer pois Israel era morto espiritualmente) o sacerdócio foi ordenado a fazer uma expiação ou cobertura para o povo.
Israel não tinha vida eterna. E esta não podia vir a ter até que Jesus viesse e nos redimisse. Ele disse: “Eu vim para que tenhais vida, e a tenham com abundância.”
Lembre-se de que receber vida eterna é o maior acontecimento na experiência do ser humano.
No grande dia da expiação, nós observamos que duas coisas notáveis tomavam lugar.
Em primeiro lugar, circuncidado de grande cuidado e precaução, o sumo sacerdote levava o sangue de um animal inocente para o Santo dos Santos e o aspergia sobre o propiciatório que cobria a lei Quebrada. Desta forma Israel estava coberto com sangue por um ano.
A vida de um animal inocente era tipicamente espalhada sobre Israel espiritualmente morto.
O segundo fato é o do bode emissário. Arão depositava os pecados de Israel sobre a cabeça do bode emissário que era levado para o deserto para ser devorado pelas feras.
Estavam livres por um ano, cobertos com sangue; e seus pecados levados para longe deles.

Capítulo XIV

Múltiplas Bênçãos


Há Múltiplas bênçãos provenientes da Aliança.
A primeira benção que recebemos é a justiça, que Deus confere a todo membro da Nova Aliança .
No momento em que você aceita Jesus Cristo como seu Salvador, e nasce de novo, Deus confere a você justiça. Isto lhe dá uma posição idêntica a que Jesus tem diante do Pai.
Pelo fato de não sabermos disso, é que muitas vezes nos sentimos inferiores e indignos.
Muito em breve quando esta verdade tomar posse de você e também alcançar outros, você verá homens e mulheres levantando-se e agindo como Jesus. Pois Ele não tinha sentimento de inferioridade diante do Pai, mesmo porque não tinha uma consciência de pecado.
Se você realmente crê na Bíblia, e crê que Deus é a tua justiça, e que você é nova criação, criado em Jesus Cristo, você também não terá uma consciência de pecado.
Ele tirou o pecado pelo sacrifício de Si mesmo e a única consciência que você tem de pecado, é quando faz algo que não é certo, momento no qual você se beneficia do sangue de Cristo e da Sua advocacia.
Desde a proclamação de Lutero não temos feito outra coisa a não ser magnificar o pecado, pregar sobre o diabo e sobre as nossas fraquezas e injustiças. Além disso temos conservado estas coisas diante do povo de tal forma que nenhum pregador ou leigo ousaria pensar de si mesmo algo melhor além de um pobre e fraco verme.
Você sabe o quê os evangelistas têm feito. Eles vêm à igreja e querem ver os resultados de sua pregação. Assim pregam de tal maneira que constrangem toda a congregação a vir ao altar porque se sente condenada. Desta forma sua reputação como evangelistas fica assegurada.
Temos ensinado incredulidade do começo ao fim. Temos ensinado tudo, menos o evangelho de Jesus Cristo.
O que é o Evangelho?
O Evangelho é este: que Deus, com base no sacrifício substituto de Jesus Cristo, pôde declará-lo justo, e que o próprio Deus é nosso justiça, no momento em que cremos em Jesus.
Esta é uma coisa tão maravilhosa que a mente humana não é capaz de compreender, isto é, que o Deus Todo-Poderoso se torna tua justiça no momento em que você crê no Senhor Jesus Cristo.
Quando você aprender a andar como Jesus andava, sem nenhuma consciência de inferioridade para com Deus ou Satanás, então terá uma fé tal que surpreenderá o mundo.
Sabe o que impede a nossa fé?
Nós vamos perante o Senhor. Mas antes ouvimos ao diabo, e então nos achegamos ao Pai com sentimento de inferioridade porque a mensagem de Satanás tilinta em nossos ouvidos.
Os crentes de um modo gerais têm medo de Satanás, não ousam dizer que estão livres dele e nem ousam enfrentá-lo.
A justiça de Deus faz você destemido na presença de Satanás; porém roubamos a eficácia da obra de Jesus Cristo e ficamos sem poder nenhum diante do adversário, simplesmente porque duvidamos da integridade da Palavra de Deus.
A justiça de Deus foi conferida a você não como uma experiência apenas, mas como um fato legal. Esta é a verdade mais extraordinária que nos foi dada por Deus através das revelações Paulinas; e este é o coração, o centro da Nova Aliança, ou seja, que Deus nos fez como Ele mesmo.
Você não foi feito em Sua imagem e semelhança?
Esta imagem é uma imagem de justiça.
Se Deus declara que você é justo, que direito tem você em condenar-se a si mesmo?
Outra benção que a Aliança nos traz é a união com Deus.
Quando aqueles dois homens beberam o sangue um do outro eles se tornaram um, quando Abraão e Deus cortaram a Aliança, se tornaram um.
“Eu sou a videira e vós os ramos.”
Você é participante de Cristo? Habita nEle? Ele habita em você?
Paulo disse: “Não sou mais eu que vivo mas Cristo vive em mim.” Gal. 2:20
A encarnação era Deus se tornando “um” conosco.
A Aliança de sangue fez com que Paulo não possuísse mais a si mesmo, mas possuía a Cristo como sua vida. Fez também com que Cristo deixasse a Gloria e viesse aqui para ser “um” conosco.
Agora podemos permanecer destemidos na presença do inferno e na presença do diabo como se estivéssemos na presença de qualquer coisa irrelevante e sem valor.
Porventura Jesus não o enfrentou e não o venceu por nós?
Porventura não o despiu de toda a sua autoridade? Porventura não tirou a sua armadura e o deixou paralisado?
Maior é Aquele que esta em nós do que o diabo.
Por que temeríamos a ele? Porque que não nos levantamos diante do mundo como vencedores?
Você está num relacionamento de Aliança de Sangue com o Deus Todo-Poderoso.
Quando você nasceu de novo, você entrou na Aliança.
Deixe-me dar-lhe urna ilustração.
Creio que você se lembra dos valentes de Davi. Eles eram figuras típicas dos crentes. Um desses homens matou em combate oitocentos homens, num único dia. Porque Deus disse: “Um perseguirá mil, e dois farão fugir dez mil”.
Estes homens faziam parte da Aliança de Sangue.
E enquanto Davi andou com Deus na Aliança nenhum de seus guerreiros foi morto.
Você é participante da natureza divina? Sim.
Você é filho de Deus? Sim.
Deus deu a Sua justiça a você? Sim.
Deus é nossa justiça? Certamente.
Será que Ele nos deu direito legal de usar o nome de Jesus? Certamente.
Percebe que tipo de pessoa você é?
Você não é um fraco. Você coloca-se como o Filho de Deus.
Você é filho de Deus.
Mas agora temos uma coisa a fazer, vencer o efeito de falsos ensinos.
Por muitas gerações fomos considerados pecadores e se referiam a nós como tal.
Quase todos os hinos antigos começam de maneira muito bela mas antes de terminarem declaram que somos pobres, fracos débeis, que vivemos em pecado, que estamos debaixo de escravidão; e por causa disso temos nos sentido sempre assim.
Cristo é quase um desconhecido para nós.

O Propósito desta Revelação

Qual é o propósito desta revelação? É para que saibamos quem realmente somos em Cristo Jesus.
Você dirá: “Está bem, Dr. Kenyon, mas eu sou muito fraco”.
O que é que Deus diz?
Qual é o argumento e conclusão do livro de Hebreus?
Olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé.
Enquanto você olha para si mesmo, não vê condições de vencer. Você se sente exatamente como Pedro quando andava sobre as ondas com Jesus. enquanto olhou para o Mestre caminhou firmemente sobre as águas, mas no momento que olhou para as ondas turbulentas, afundou.
Você está vinculado com o Deus “Todo-Poderoso.“
“Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna”, 1 João 5:13.
Isto lhe dá uma posição legal diante de Deus, lhe dá seu lugar na Aliança.
Digo com reverência, sei que eu entendi o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, está é a visão que Ele me tem dado do mesmo modo, que toda a capacidade, toda a glória e toda a força do céu estão à disposição do crente.
Eu creio que nos últimos dias haverá uma descoberta tal do poder de Deus, que multidões se levantarão para viverem vitoriosamente.
A tradução de Romanos 5:17 por Weymouth nos diz que nos reinamos como reis já nesta esfera da vida, em Cristo. Reinamos como Cristo e com Cristo.
Como? Pela fé.

Seu Desafio a Nós

Deus é tua Justiça?
Você dirá: “Tenho tentado fazê-Lo minha justiça.”
Se você crê em Jesus Cristo - Ele é tua justiça.
Portanto aja sobre esta verdade. Ouse deixar que Deus opere livremente em você.

Capítulo XV

Redenção é por Deus


Quando contemplamos aquele quadro horrível resultante da obra consumada de Satanás, nossos corações clamaram em desespero: “Quem jamais poderá suprir a necessidade do homem numa situação crítica como esta?”
Graças a Deus, há uma resposta.
Quando Deus viu a condição do homem, começou um plano para sua redenção. Ele sabia que o homem não poderia mais se aproximar dEle. Assim primeiramente deu a Aliança Abraâmica.
Quando os descendentes de Abraão se tornaram uma nação, Deus deu-lhes com a Aliança Abraâmica a Lei da Aliança, o sacerdócio da Aliança a propiciação da Aliança ,os sacrifícios e as ofertas da Aliança.
Tudo isto foi dado para preparar o povo.
Daquele povo viria o Deus-Homem encarnado o qual quebraria em primeiro lugar o poder de Satanás; redimiria o homem de sua escravidão, restaurando-o em sua justiça, para que pudesse estar na presença do Pai numa posição segura e quiçá melhor do que a que Adão tinha com Ele antes da queda. E não apenas isso, mas tiraria do homem todo sentimento de culpa e o pecado.
Em segundo lugar, aniquilaria o domínio de Satanás completa e totalmente; assim que, mesmo para o seu mais vil escravo haveria oportunidade de ser restaurado em justiça para poder gozar de uma vida de vitória sobre o seu antigo opressor e dominador, Satanás.
Este Deus-Homem, encarnado, tinha de fazer um sacrifício completo e perfeito, para que Deus não apenas restaurasse legalmente ao homem a sua justiça, que uma vez fora perdida, e lhe concedesse completa redenção, mas também fazer algo grandioso que desafiaria a imaginação humana, isto é, fazer do homem uma Nova Criatura.
O quê?
Isto mesmo Deus faz do homem uma Nova Criação.
Deu-lhe Sua própria natureza no momento em que retira dele aquela natureza servil, temerosa e pecaminosa, que é a natureza de Satanás.
Sim, a maravilhosa e gloriosa natureza de Deus ocupa o seu lugar, até aquele dia quando estivermos em Sua presença, sob a luz fulgente de Sua graça e amor.
Nós nos abrimos para Ele, assim como uma rosa se abre para o sol, até que a plenitude de Seu amor venha inundar o nosso ser para então fluir de volta para Ele, nosso Pai maravilhoso.
Nos somos Seus filhos queridos.
Leitor, você está diante do milagre dos milagres, a graça de Deus; que restaura a raça humana perdida e a tira da esfera do orgulho, da fraqueza e do medo, para o reino da fé, do amor e da vida de Deus.
Ele não apenas nos restaura legalmente em justiça mas legalmente nos redime, legalmente nos faz nova criação, e legalmente dá o Espírito Santo para cada homem que se torna nova criação. O grande e poderoso Espírito que levantou Jesus da morte pode realmente fazer de nossos corpos, Seu lar. Até que o nosso coração sussurrando a melodia vai aos poucos cantando suavemente, até que por fim irrompa num cântico jubiloso: ”Maior é Aquele que está em mim, do que aquele que está no mundo.”
Nas asas deste cântico saímos fora do domínio da razão e da lógica, e por meio da Fé nos elevamos para o domínio do amor onde a fé prevalece e onde Jesus é Senhor.
Deus não fez apenas isto, mas nos deu direito legal de usar Seu nome para expulsarmos Satanás, impor as mãos sobre os enfermos para serem curados e também para frustrarmos os desígnios de Satanás.
Sim nós temos esse Nome. Esse Nome nos faz como Jesus quando você vive neste Nome e anda nesse Nome, o diabo não distingue você de Jesus. Você fica parecido com Ele. Você está vestido com sua justiça e está cheio da Sua vida.
Você tem o nome dEle estampado sobre você.
Ah! mas Ele fez ainda mais do que isto.
Ele nos deu a Revelação. Nos a chamamos de “A Palavra”, e esta Palavra é a Palavra do Espírito.
O grande e poderoso Espírito que, levantou Jesus da morte, veio para habitar em você.
Agora através de lábios humanos, o Espírito Santo expunha a espada da Palavra e vence os exércitos do inferno.
Você é de fato Filho de Deus, chamado para comunhão com Jesus Cristo, com justiça e liberdade restauradas, com os privilégios de uma Nova Criação habitada pelo Espírito Santo, e tendo dentro de si a Palavra Viva de Deus.
Você tem uma comunhão mais rica do que a que Adão teve ou sonhou ter.
E este corpo que Satanás tornou mortal, receberá a imortalidade quando Jesus voltar, e nunca mais morrerá.
A morte não nos pode mais ameaçar ou nos encher de temor.
Estamos completos em toda plenitude de Deus.
Que glória não será quando os portais de pérola se abrirem, e nós, Seus súditos queridos, Seus amados servos e eternos redimidos, contemplarmos nosso Senhor assentado sobre o trono dos séculos.

Capítulo XVI

Debaixo de Seus Pés

Este é o clímax da obra redentora de Cristo.
Em Ef.1:19-23 vemos Jesus depois da ressurreição exaltado nas maiores alturas do universo com todo o domínio, toda a autoridade e todo o poder debaixo de Seus pés.
Nós sabemos que segundo Col. 1:18, nós somos seus pés, pois somos o Seu Corpo.
Tudo o que está debaixo de Seus pés, está debaixo dos nossos. A vitória dEle é a nossa vitória.
Não haveria razão para Cristo vir ao mundo, e enfrentar tamanha batalha pela nossa redenção, a menos que tudo fosse por nossa causa. Ele não a enfrentou por Si mesmo. O que Ele fez, foi por nós e requer apenas que tomemos posse da vitória.
Deus não fez esta obra com o intuito de lacrá-la e guardá-la em segurança para que ficasse longe do nosso alcance, ou mesmo para dá-la como esmola a alguns.
Em Sua obra redentora há justiça perfeita conferida a nós, II Cor. 5:21. Esta justiça nos permite chegar com ousadia no trono da graça, e nos permite gozar da plenitude dos nossos direitos em Cristo.
Esta justiça está baseada em Rom 4:25 e Rom 5:1 “Sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.”
Através de Sua obra na cruz, Sua morte e ressurreição Ele fez a paz.
Ressurgiu porque venceu nossos inimigos. Aniquilando aquele que nos mantinha em cativeiro, Col. 2:15. “E despojando os principados e potestades, os expôs publicamente.”
Sabemos que o Pai planejou nossa Redenção. João 3:16; e Jesus executou o plano, Ef. 1:7, 1 Ped. 2:24.
João 6:47 diz: "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna".
Creio que o plano foi executado, por isso tenho a vida eterna; creio tombem que “peles Suas feridas sou sarado” e que pela Sua graça sou mais do que vencedor.
1 João 5:13 declara que tenho a vida eterna.
Se tenho vida eterna, então também tenho a cura.
(Para uma completa explanação a respeito de cura no plano da redenção, leia o livro: “Jesus, aquele que cura“. Milhares de pessoas foram curadas enquanto liam este livro.)
Tenho cada uma das minhas necessidades supridas, por isso posso todas as coisas, por Cristo, que me fortalece.
Não há mais lutas, nem orações agonizantes ou mesmo necessidades de jejuns para conseguir bênçãos, pois são minhas.
Ef. 1:3 diz que Ele me abençoou com todas as bênçãos espirituais.
Como é então, que eu as recebo?
Agradecendo ao Pai por elas. Ações de graças abrem a porta de par em par, e o louvor à conserva aberta.
Por muitos anos temos sido ensinados que temos de gemer em agonia, chorar, orar e ficar firmes para obter a resposta... tudo isto não passa de incredulidade resultante da nossa ignorância da Palavra de Deus, e dos nossos direitos em Cristo Jesus.
Se 1 Cor. 3:21 é verdade, então “todas as coisas são nossas”; em Col. 2:9 diz que “somos completos nEle.”, e em Ef.1:22 diz que “todas as coisas estão debaixo de nossos pés” e que Satanás foi vencido. Por isso somos mais do que vitoriosos por Àquele que nos amou.
Onde está a necessidade de implorarmos e chorarmos?
Isto desonra o Pai.



Tags: e.w.kenyon

Nenhum comentário: